sábado, 17 de dezembro de 2011

[ Artigo ] Lolita: Não é um gasto é um investimento

Bom,conversando com a minha irmã ela me perguntou quanto mais ou menos eu gastava em um outfit.Na verdade eu nunca tinha parado para pensar nem fazer as contas,então me baseei no out que fiz para o último meeting.Que foi o de ontem.

Bati as fotos agora a noite então a qualidade não é 100%

Apesar de peças como o vestido,meia e can can hat eu já ter antes de montar algo novo vou totalizar junto às contas para vocês tirarem uma média do quanto gastamos em lolita.
Fiz uma tabela:

Total: R$ 255,00

Para alguns esse preço é encarado com uma perda de tempo e dinheiro porque eles tomam a seguinte base:
  • Serão usados no máximo 2x e voltaram a ser guardados (ou vendidos!) 
  • Não é utilizado com tanta frequência.Logo,para algumas pessoas é algo desnecessário porque no cotidiano você não teria como usar as peças. (há exceções de peças e pessoas) 
 É evidente que uma dos elementos fundamentais,após a pesquisa,quando se fala de Lolita/Roriita é o dinheiro.Por mais que você esteja se planejando com aquele vestido que você tem em casa com um sapato boneca,entre outras coisas,é inevitável que não gaste com nada.Afinal,sempre aparece algo que você sente falta e que realmente faria seu outfit ficar mais completo ou a chegar no tão esperado.Então,você precisa ter um dinheiro em "caixa".


 Encarando como um investimento:

Quando você gosta de algo quer dizer que você sente interesse.Logo,tende a pesquisar e saber mais e mais. E no no estilo isso não é diferente.As meninas procuram informações que hoje estão mais acessíveis do que nunca.Inspirações,sites onde comprar as coisas.E vão evoluindo..Mas,eu vejo que algumas meninas só montam um outfit e eu não sinto aquele feeling de que você realmente se importa,que procurou fazer algo que lhe agradasse e que tinha um pouco de você a cada laço,bordado,vestido que foi feito.Outras,possuem o incrível dom de nos mostrar sua personalidade a partir de suas roupas.

Adolescentes como eu ainda precisam bastante dos pais nesse quesito dinheiro.Algumas fazem "bicos" e conseguem uma grana boa e que paga o seu hobby.Outras,como eu >.<,dependem do dinheiro que os pais dão.Não ganho mesada,mas ganho dinheiro para o lanche da escola,para quando vou sair para algum lugar enfim eu acho que nesse caso é uma questão de você racionar o seu dinheiro.Por exemplo,há vezes que eu não sinto a necessidade de gastar o meu dinheiro com o lanche ou sempre que sobra daquele dia do cinema e que guardei.Então,eu tiro por mês uns R$ 80,00 que eu racionei.Desse dinheiro já posso investir em um sapato ou em uma bolsa.Outro "problema" que eu tive quando estava começando,é que nem sempre eu iria encontrar algo em uma loja de departamentos que serviria para o estilo e também meus pais não pagariam para mandar fazer outfits com tanta frequência.Foi aí que percebi que eu tinha que investir naquilo que eu gostava,com o meu próprio dinheiro.
Se seus pais não lhe dão dinheiro para que você invista diretamente em Lolita,que tal pegar o dinheiro que eles lhe dão para fazer outras coisas e racionalizar? Não precisa ter pressa e passar os pés pelas mãos só por que tem meeting naquele mês.Espere a até ter dinheiro suficiente para comprar tudo aquilo que você gostaria para o seu outfit. 

Questão de preços:

Já cansou de se falar: "Lolita,é um hobby caro". E  realmente é.Tem padrões a serem seguidos e como eu disse acima,cada um tem sua meta para cada outfit.Então,deve-se ter um planejamento.No que é importante você investir.Tirando como base esse outfit do meeting de ontem,eu fiquei entre uma blouse marrom e um bolero.Resolvi fazer o bolero porque eu vi que depois a blouse desta cor não "casaria" com outras peças do meu guarda-roupa,não tanto quanto se fosse uma branca.Não senti necessidade de investir em outro vestido para ocasião já que da primeira vez que eu o usei não foi da forma que eu queria então desta vez pude fazer algo que já estava desejando há séculos.O sapato também,assim que apareceu no forum para vender eu tratei de comprar-los!
Não espere encontrar sapatos por R$ 50,00.Alguns como os que a Kitty estão vendendo custam R$ 60,00 mas para quem não é da cidade paga o frete.Então,já é um novo valor a ser adicionado.Se você acha que é importante investir,vá e faça a compra.Mas,analise sempre os prós e contras.
Como eu disse no inicio,nunca realmente havia parado para perceber o quanto eu gasto em lolita.
Porém,se é algo que você gosta e que você acha que é algo que vá fazer você desfrutar.Então,divirta-se!

Só para relembrar:

  • Possuir certa quantia de dinheiro.
  • Racionalizar o seu dinheiro.
  • Não ter pressa.
  • Investir corretamente.

3 comentários:

  1. Adorei o artigo e as dicas também.Realmente Lolita é um hobby caro, então acho que o ideal é comprar coisas que possam ser usadas em mais de um outfit, e pesquisar também é importante.

    ResponderExcluir
  2. ai, seu outift ficou perfeitooo!! *_* que bom que chegou direitinho os oxfords e a meia, btw!

    eu tb nunca tinha feito as contas antes do tema do mês "lolita com orçamento apertado" ( http://lecafeshop.blogspot.com/2011/05/lolita-com-orcamento-apertado.html ) e, realmente, mesmo economizando AO MÁXIMO já sai mais do que R$ 200 facilmente. :T
    suas dicas e o detalhamento do assunto foram ótimos! sei por experiência própria que quando não se é rico e depende do dinheiro dos outros é mto mais difícil... mas quando se gosta de algo, sempre tem um jeitinho! 8DD nem que for aprender a costurar na marra e pedir de presente em épocas estratégicas. 8DD

    ResponderExcluir
  3. Ju-Lee: Com certeza! Eu não acho que necessariamente você esta repetindo uma roupa se você sabe montar algo novo com ela,algo que é classical pode virar sweet ou vice-versa.É ser versátil e assim se economiza para comprar/investir em outras coisas.

    Rika: Obrigada,eu os amei!!! Meus pais adoraram e meus amigos tbm quando mostrei para eles!!*O*
    Eu já tinha visto o seu post antes e até pensei que se eu fosse fazer as contas o meu daria por aí tbm :~ Verdade,nunca eu conseguiria sair por essa faixa de preço :/
    Obrigada,eu pensei que ninguém ia conseguir entender porque para mim eu estava mais contando uma estorinha do que acontece quando estou comprando/mandando fazer um outfit.
    Realmente,eu até pensei em procurar um trabalho de meio período nas férias,assim conseguiria bancar um burando second hand :3 Concordo com você nesse quesito de se dar um jeitinho,eu fiz isso esse natal,como vou entrar para o convenio e a minha escola cobra muito da gente nessa questão de vestibular,e quase não vou ter tempo de ver o fórum e acompanhar as vendas resolvi ir logo pedindo alguns sapatos (a minha maior dificuldade em outfits)até mesmo pq meu aniversário esta chegando <33
    Queria aprender a costurar )':

    ResponderExcluir